Formulários Ação-Chave 1 2017

 

 Os formulários de candidatura devem ser descarregados para o seu computador antes do preenchimento.

 - Para gravar o ficheiro: Sobre o título do formulário > Botão direito do rato e selecione 'Gravar atalho como'.

Technical guidelines for completing application eForms 2017

 

*Orientações – Novas Línguas Plataforma OLS 2017:

Em 2017 estão disponíveis 18 línguas na OLS, 6 delas novas, a saber: Búlgaro, Finlandês, Croata, Húngaro, Romeno e Eslovaco , mas os formulários de candidatura da KA102 e da KA116 não refletem esta alteração.

Assim, deverá indicar, na parte do formulário de candidatura referente à avaliação de línguas da OLS, o número de formandos que terão como língua de trabalho uma das disponíveis, incluindo as acrescentadas recentemente. Para mais indicações, consulte, por favor, o documento Guidelines on new OLS languages.

Tome nota da seguinte distribuição dos níveis de avaliação e cursos OLS, para cada língua atualmente disponível na plataforma:

Languages

Language assessment available 

Language course available

English, German, French, Italian, Spanish, Dutch

Yes

Yes – all levels

Portuguese

Yes

Yes – up until B2 level included 

Bulgarian, Czech, Danish, Greek, Finnish, Croatian, Hungarian, Polish, Romanian, Slovak, Swedish

Yes

Yes – at A1 level

 

 

Candidatura em 7 passos

Siga cada um deles, omita algum que já tenha efetuado. 

Passo 1: Para se candidatar, terá de efetuar o registo e obter as credenciais EU login (Serviço de Autenticação da Comissão Europeia).

 Nota: se necessitar de instruções, consulte o Guia do EU Login.

 

Passo 2Na posse das credenciais EU login tem agora a possibilidade de realizar o passo 2 registando a sua entidade no Portal do Participante.

 O registo no Portal do Participante permite obter o PIC (Participants Identification Code) sem o qual não conseguirá realizar a candidatura.

 PIC: código de 9 dígitos que identifica a entidade em todo o ciclo de vida dos projetos

Nota:  Faça o upload dos documentos obrigatórios (formulário da entidade legal (tendo o cuidado de selecionar a versão de acordo com a natureza jurídica da sua instituição) e formulário da identificação financeira, devidamente carimbado pela instituição bancária ou acompanhado de comprovativo bancário).

Se necessitar de instruções, consulte as orientações para a utilização do Portal do Participante, cujas versões de 2017 pode encontrar no Beneficiary Register User Guide e no Participant Portal Guide.

 

Passo 3Consulte o Erasmus+ Programme Guide (EN) e respetivo Corrigendum ao Guia E+ 2017 ou Guia do Programa Erasmus+ (PT).

Verifique se a sua entidade está em conformidade com os critérios de elegibilidade do programa/ação-chave e se a candidatura vai ao encontro das prioridades específicas e dos critérios de seleção/atribuição de financiamento (leia também a Parte C do Guia e o Guia do Avaliador ou o Guia do Avaliador KA107).

 

Passo 4: Selecione o formulário de candidatura para o setor correto (para aceder aos formulários, selecione no separador “Candidaturas”, “Ação 1” (KA1) e “Formulários de Candidatura” ou “Ação 2” (KA2) e “Formulários de Candidatura”). No caso da Ação Chave 1, consulte os valores das subvenções enunciadas nas Taxas Nacionais.

Para o correto preenchimento das distâncias das mobilidades deve utilizar a ferramenta online "Distance Band". Para cálculo de nova distância é recomendável reiniciar a ferramenta.

Se necessitar de instruções, consulte as informações de preenchimento dos formulários E+Technical guidelines for completing application eforms_call 2017.

 

 Passo 5: Descarregue o formulário relevante para o seu computador.

Preencha o formulário em linguagem clara e concisa, desenvolvendo as ideias de forma coerente e articulada com uma perspetiva de internacionalização da sua instituição ou instituições do consórcio. Garanta que a ideia expressa no formulário descreve e oferece solução clara para uma necessidade da sua instituição ou do seu consórcio e do público que serve.

Não se esqueça de anexar os documentos necessários (ver Lista de Verificação do formulário de candidatura), se aplicável.

Tem à sua disposição alguns modelos, como por exemplo:

Modelo de Mandato (PT) / Mandate Template (EN) (Verifique aqui se a sua candidatura requer mandatos.)

Template for the timetable of activities (Ação 2)

NotaNÃO ENVIE POR CORREIO, só são aceites candidaturas submetidas eletronicamente!

 

Passo 6: Prazos de candidatura:

AÇÃO CHAVE 1 - Mobilidade para fins de aprendizagem:

2 de fevereiro de 2017 Até às 11 horas de Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira (10 horas na Região Autónoma dos Açores)

AÇÃO CHAVE 2 - Parcerias estratégicas:

29 de março de 2017 Até às 11 horas de Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira (10 horas Região Autónoma dos Açores)

Não deixe a sua candidatura para a última hora. Faça-a com tempo, se necessário corrija e volte a submetê-la.

Note que a candidatura válida será sempre a última candidatura submetida antes do final do prazo.

Antes de submeter a sua candidatura, não se esqueça de verificar os critérios de elegibilidade constantes da Lista de Verificação do formulário de candidatura.

 

Passo 7: Boa sorte!!!