Preparação da Candidatura

Lembre-se que um bom projeto com possibilidade de ser financiado não é uma calendarização de mobilidades. Assim, antes de submeter qualquer candidatura deverá ter presente os seguintes aspetos:

  • Realizar um diagnóstico de necessidades necessariamente participado visando quer identificar as carências formativas do pessoal docente e não docente quer os benefícios de observarem e/ou participarem noutras realidades educativas;
  • Assegurar resultados das aprendizagens nos participantes envolvidos nas mobilidades e o seu contributo para a melhoria das práticas pedagógicas na organização de envio;
  • Planear Impactos expectáveis na organização;
  • Garantir:
    • A pertinência do projeto, ou seja a adequação dos objetivos às necessidades identificadas;
    • A coerência interna – clara articulação entre os objetivos gerais e os específicos e as atividades planeadas durante a vigência do projeto;
    • A coerência externa – relação do projeto com outras medidas, programas, parcerias que visem colmatar, corrigir e/ou complementar as mesmas necessidades identificadas;
  • Conceber um Plano Europeu de Desenvolvimento que fará parte integrante da candidatura com o objetivo de reforçar as capacidades e o âmbito internacional das organizações participantes;
  • Planear a transferência de resultados para outras organizações a nível local, regional, nacional e/ou europeu, através de medidas adequadas de divulgação e disseminação;
  • Utilizar o eTwinning (plataforma gratuita e segura para professores desenvolverem projetos colaborativos e partilharem ideias na Europa)

Nota: Para informações mais pormenorizadas consulte a grelha de avaliação do “Erasmus+ - Guia do programa”, na pág. 63, disponível aqui.