Preparação da Candidatura

Lembre-se que um bom projeto com possibilidade de ser financiado não é uma calendarização de mobilidades e/ou atividades. Assim, antes de submeter qualquer candidatura deverá ter presente os seguintes aspetos:

  • Realizar um diagnóstico de necessidades necessariamente participado visando identificar as principais problemáticas que afetam os respetivos territórios educativos;
  • Selecione de entre as problemáticas que identificou aquelas em que uma Parceria Estratégica pode contribuir para a sua resolução. Se necessário utilize metodologias prospetivas de forma a identificar qual(is) a(s) problemática(s) devem dar origem ao desenho da parceria. Tenha em conta que por maior que seja o aporte financeiro e os recursos humanos disponíveis, um projeto de parceria não consegue responder a todas as problemáticas identificadas;
  • Após o diagnóstico reflita se é importante para o sucesso do projeto que a Parceria Estratégica incorpore atividades de formação, ensino ou aprendizagem para os indivíduos das organizações, na medida em que podem acrescentar valor para os objetivos do projeto. Uma abordagem holística à realidade dos territórios educativos, permite construir uma resposta mais abrangente através da Parceria Estratégica;
  • Identifique as carências formativas do pessoal docente e não docente e os benefícios de observarem e/ou participarem noutras realidades educativas, através da sua participação no projeto;
  • Assegurar resultados das aprendizagens nos participantes envolvidos nas mobilidades e o seu contributo para a melhoria das práticas pedagógicas e/ou metodológicas nas organizações envolvidas;
  • Planear Impactos expectáveis nas organizações durante e após o términus da Parceria Estratégica;
  • No que concerne à conceção do projeto:
    • A pertinência do projeto, ou seja a adequação dos objetivos às necessidades identificadas;
    • A coerência interna – clara articulação entre os objetivos gerais e os específicos e as atividades planeadas durante a vigência do projeto;
    • A coerência externa – relação do projeto com outras medidas, programas, parcerias que visem colmatar, corrigir e/ou complementar as mesmas necessidades identificadas;
  • Planear a transferência de resultados para outras organizações a nível local, regional, nacional e/ou europeu, através de medidas adequadas de divulgação e disseminação;
  • Na procura de parceiros e/ou projetos que possam adequar-se às realidades da escola que pretende apresentar uma candidatura a uma Parceria Estratégica, utilize o eTwinnig (plataforma gratuita e segura para professores desenvolverem projetos colaborativos e partilharem ideias na Europa)

Nota: Para informações mais pormenorizadas consulte a grelha de avaliação do “Erasmus+ - Guia do programa”, na pág. 110, disponível aqui.