Sistema Europeu de Créditos para o Ensino e Formação Profissional (ECVET)
ECVET
O que é o ECVET?
O Sistema Europeu de Créditos do Ensino e da Formação Profissional (ECVET) é um instrumento europeu que se constitui como um quadro técnico de referência para os processos de transferência, reconhecimento e acumulação de resultados de aprendizagem, num contexto de mobilidade.
Define um conjunto de princípios e disponibiliza ferramentas que facilitam o processo de reconhecimento de competências com vista à obtenção de uma qualificação.
O ECVET aplica-se a todos os resultados obtidos por um individuo, nos diferentes percursos de educação e formação, sendo depois transferidos, reconhecidos e acumulados com o objetivo de obter uma qualificação.
Torna mais fácil também os processos de comparabilidade e compatibilidade entre os vários sistemas nacionais de qualificações, promovendo a mobilidade transnacional e o acesso à aprendizagem ao longo da vida.
Benefícios para as Instituições FP/profissionais
- Permite melhorar a conceção e a qualidade dos projetos de mobilidade oferecidos, em especial através da utilização de unidades de resultados de aprendizagem que dão suporte à demonstração das competências adquiridas.
- Permite desenvolver e consolidar parcerias transnacionais a longo prazo; facilita a participação dos aprendentes e melhora os processos de reconhecimento e a qualidade dos serviços educativos prestados e da oferta formativa em geral.
- Constitui uma oportunidade para os prestadores de educação e formação de partilhar conhecimentos com os seus pares noutros países europeus, de uma forma mais consistente e continuada.
Aplicar o ECVET num processo de mobilidade
As organizações de EFP podem decidir aplicar o sistema ECVET no âmbito das suas atividades de mobilidade, pois facilita o processo de acumulação e a transferência de créditos atribuídos aos resultados de aprendizagem de um sistema de qualificações para outro.
O reconhecimento de competências e a atribuição de créditos no sistema ECVET decorre da estruturação da formação em unidades de resultados de aprendizagem, «o enunciado do que um aprendente sabe, compreende e é capaz de realizar aquando da conclusão de um processo de aprendizagem».
A cada Unidade, é atribuído o crédito pré-definido que, num processo de reconhecimento de aprendizagens obtidas num determinado período de mobilidade, pode não abranger toda uma unidade e corresponder apenas a uma percentagem de valoração para a atribuição do mesmo.
O conjunto de resultados de aprendizagem, expectáveis para a unidade correspondente e acordados previamente entre os parceiros, que o aprendente poderá obter num processo de mobilidade, resultará numa avaliação e terá o reconhecimento equivalente no seu percurso de formação.
O Sistema ECVET funciona em conjunto com o Quadro Europeu de Qualificações e referencia-se ao Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).
Para verificar se o seu curso se encontra já referenciado ao CNQ e o referencial base para associar uma determinada pontuação às aprendizagens obtidas num período de mobilidade consulte aqui.
No âmbito de um projeto de parcerias estratégicas financiado pelo programa Erasmus+ foi desenvolvido também um website que disponibiliza informação pertinente e todo um conjunto de instrumentos práticos para a aplicação do sistema ECVET em projetos de mobilidade.
Facilita ainda, para os utilizadores que se registarem, um espaço comum de partilha de informação entre parceiros de um determinado projeto Erasmus+ para estruturação de um projeto e do processo inerente à aplicação ao mesmo do sistema ECVET.
Fundamental ter em conta que o ECVET em projetos de mobilidade obriga a um trabalho sequencial, implica rigor, confiança mútua e comunicação constante entre todos os envolvidos ANTES, DURANTE e APÓS a mobilidade.
Utilize a ferramenta.
Benefícios para os formandos
- Permite obter resultados concretos de aprendizagem, referenciados a uma equivalência a um programa ou qualificação existente de EFP pelo que torna mais motivante e atrativa uma experiência de mobilidade.
- O facto de permitir o reconhecimento formal das aprendizagens obtidas em período de mobilidade, significa que o formando não necessitará de repetir os mesmos conteúdos ou unidades de formação, quando regressar.
- Adotar o ECVET significa documentar e evidenciar as novas competências adquiridas e dar garantia de qualidade e rigor ao processo. Constituirá uma mais valia no contexto de procura de emprego.