Ferramentas de Apoio

As Instituições têm à sua disposição algumas ferramentas Web - Aplicações Informáticas - que servem de suporte a um conjunto de atividades ao longo do ciclo de vida dos projetos Erasmus +.

Mobility Tool+

É uma plataforma de gestão, colaboração e reporte para projetos no âmbito do Programa Erasmus+. Foi desenvolvida pela Comissão Europeia e deverá ser utilizada por todos os beneficiários dos projetos Erasmus+ geridos por Agências Nacionais.

Os utilizadores encontram e inserem nesta ferramenta informações sobre os projetos que gerem. Podem identificar os participantes, mobilidades, resultados e informações sobre o orçamento do projeto. 

A ferramenta apoia o beneficiário na gestão das atividades do projeto e gera relatórios de participantes e beneficiários, com base nos dados de mobilidade introduzidos pelos utilizadores.

Links úteis 

Mobility Tool+

 

Manual da Mobility Tool+ para entidades beneficiárias

 

1 / 1

Please reload

Portal do Participante

Portal do Participante é uma plataforma eletrónica utilizada para gerir o Programa Erasmus+. As organizações que pretendem participar no Erasmus+ têm de registar-se no portal.

O portal coloca à disposição dos participantes no Erasmus+ várias funcionalidades, serviços e ferramentas para facilitar o processo de candidatura e o acompanhamento e gestão dos projetos.

Para iniciar uma sessão no portal, os utilizadores devem abrir uma conta no EU Login.

Para mais informações sobre a utilização do portal, consulte as perguntas frequentes e o Guia do utilizador.

Plataforma de Resultados

Esta base de dados dá-lhe acesso a descrições, resultados e informações de contacto de todos os projetos financiados ao abrigo do Programa Erasmus+ e de alguns dos projetos financiados no âmbito dos seus programas antecessores no domínio da educação, formação, juventude e desporto.

Aqui poderá consultar um conjunto de boas práticas e histórias de sucesso, ou seja, projetos que se distinguem em termos de relevância política, potencial de comunicação, impacto ou design.

OLS (Online Linguistic Support)

A Online Linguistic Support (OLS) é um serviço de apoio linguístico disponibilizado pela CE e destina-se a apoiar a aprendizagem de línguas dos participantes nas atividades de mobilidade Erasmus+ no âmbito da Ação-Chave 1. 

A OLS oferece aos participantes em atividades de mobilidade Erasmus+ de longa duração a oportunidade de avaliar as suas competências na língua que utilizarão nas suas mobilidades para estudar, trabalhar ou de voluntariado no estrangeiro. Adicionalmente, os participantes selecionados podem ainda beneficiar de um curso de língua online para melhorar as suas competências linguísticas. 

Estão disponíveis na OLS 24 línguas: Alemão, Búlgaro, Checo, Croata, Dinamarquês, Eslovaco, Esloveno, Espanhol, Estoniano, Finlandês, Francês, Gaélico Irlandês, Grego, Holandês, Húngaro, Inglês, Italiano, Letão, Lituano, Maltês, Polaco, Português, Romeno e Sueco. 

A Online Linguistic Support (OLS) é composta por:
Licenças para Avaliação - licenças para realização de testes de avaliação da competência linguística do participante. São obrigatoriamente realizados dois testes, um antes ou no início da mobilidade e outro no fim da mobilidade. 
Licenças para Cursos – licenças para realização de curso de língua online no decorrer da mobilidade. 

O teste inicial de avaliação da competência linguística, realizado antes do início da mobilidade, e o teste final de avaliação, realizado no fim da mobilidade, são obrigatórios para todos os participantes que realizem atividades de mobilidade onde a principal língua de estudo, trabalho ou voluntariado seja uma das línguas disponíveis na plataforma OLS. 

A instituição do participante atribui a licença para o curso de língua tendo por base o nível de competência linguística demonstrada pelo participante no teste inicial de avaliação. Caso a competência demonstrada seja superior à classificação B1 (QECR) o participante pode optar por fazer o curso de língua na língua do país de acolhimento, caso a mesma esteja disponível. 

A participação no curso de língua é opcional. A utilização da OLS não tem quaisquer custos para os participantes ou para as instituições. 

OLS para Refugiados: 
No contexto da crise de refugiados, e com o objetivo de apoiar os esforços dos Estados-Membro na integração de refugiados nos sistemas de educação e formação Europeus e assegurar o desenvolvimento das suas competências, a CE decidiu alargar a implementação da OLS a cerca de 100.000 refugiados por um período de 3 anos a partir de julho de 2016. Esta iniciativa está a terminar e a 22 de novembro de 2019 os acessos à plataforma neste âmbito serão bloqueados.

Erasmus+

O Erasmus+ é o programa da Comissão Europeia nos domínios da Educação, Formação, Juventude e do Desporto (2014-2020).

Contactos

Redes Sociais

Praça de Alvalade, 11

1700-037 Lisboa

9108652474_1028225.png
  • White Instagram Icon
  • Youtube

Tel: +351 210 101 900

Fax: +351 210 101 910

agencianacional@erasmusmais.pt

© Copyright 2018 by Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação