Buscar

Acesso a Universidades na UE

As políticas nacionais para a expansão do Ensino Superior através da fundação de novas universidades e, em muitos países, o estabelecimento de um extenso setor universitário, têm sido eficazes na promoção do acesso regional a este nível de ensino.

Esta é a conclusão de um estudo conjunto do Registo Europeu do Ensino Superior (ETER) e da DG Regio sobre o acesso às universidades na EU. ETER é uma base de dados sobre Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos na Europa. Fornece informação sobre descritores e características regulatórias, informações geográficas, estudantes e graduados, pessoal, despesas com IES, atividades de pesquisa e transferência e um conjunto de indicadores pré-definidos que caracterizam as dimensões relevantes das atividades das IES. https://www.eter-project.com/#/home

Combinando as informações sobre a localização das universidades e número de estudantes com a extensão e as características demográficas das cidades europeias, o estudo mostra que, na União Europeia (UE) e na área da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), uma média de quatro em cada cinco pessoas vive a 45 minutos de automóvel do campus principal de pelo menos uma universidade.

No entanto, numa das cinco regiões NUTS-3, a maioria da população não consegue chegar a uma universidade em 45 minutos. Estas regiões representam 14% da população da UE, mais a população da EFTA.

A maioria das regiões com baixo acesso a uma universidade situa-se nos Estados-Membros orientais.

Erasmus+

O Erasmus+ é o programa da Comissão Europeia nos domínios da Educação, Formação, Juventude e do Desporto (2014-2020).

Contactos

Redes Sociais

Praça de Alvalade, 11

1700-037 Lisboa

  • White Instagram Icon
  • Youtube
9108652474_1028225.png

Tel: +351 210 101 900

Fax: +351 210 101 910

 

E-mail Agência:

agencianacional@erasmusmais.pt

E-mail Reclamações:

reclamacoes@erasmusmais.pt

© Copyright 2018 by Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação