Buscar

Dia da Europa



No ano em que celebramos os 35 anos da entrada de Portugal na União Europeia, faz ainda mais sentido celebrar o dia da Europa.

Anualmente, a 9 de maio, comemoramos o Dia da Europa, festejamos a paz e a unidade do continente europeu.

Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus

Na sua visão, era possível a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

Participar no Dia da Europa

Na comemoração do Dia da Europa as instituições europeias, em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo abrem as suas portas ao público, as representações da UE na Europa e as delegações da UE no resto do mundo organizam diversas atividades e eventos para todas as idades.

Todos os anos, milhares de pessoas participam em visitas, debates, concertos e outros eventos que assinalam o Dia da Europa e dão a conhecer melhor a UE. Desde o início da crise da COVID-19, a UE convida os cidadãos europeus e de todo o mundo a descobrir a Europa de forma segura e sobretudo virtual, com eventos e visitas presenciais ou híbridos caso as condições sanitárias o permitam. Para saber um pouco mais sobre a Europa veja este conjunto de slides. Para saber todas as iniciativas que vão acontecer em Portugal veja a programação no Site da REPER Portugal.

Erasmus+

O Erasmus+ é o programa da Comissão Europeia nos domínios da Educação, Formação, Juventude e do Desporto (2014-2020).

certificado ISO 9001:2015

Contactos

Praça de Alvalade, 11

1700-037 Lisboa

Tel: +351 210 101 900

Fax: +351 210 101 910

 

E-mail Agência:

agencianacional@erasmusmais.pt

E-mail Reclamações:

reclamacoes@erasmusmais.pt

Redes Sociais

  • facebook
  • Instagram
  • Youtube

© Copyright 2018 by Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação