Buscar

O Estado da União Europeia


O ano de 2010 marcou o inicio do discurso sobre o estado da União (State of the European Union ou SOTEU), e desde então, anualmente, este tem lugar na sessão plenária do Parlamento Europeu em setembro.

Este ano, após a apresentação das linhas prioritárias da instituição para o próximo ano e as perspetivas futuras por parte da Presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, realiza-se um debate em plenário, onde os eurodeputados fazem um balanço das medidas tomadas pela Comissão desde o início do seu mandato, assim como a gestão da crise da COVID-19 e a resposta dada às preocupações e expetativas dos cidadãos. O debate sobre o estado da União desempenha um papel essencial no processo democrático na União Europeia e de responsabilização da Comissão Europeia. Trata-se igualmente de uma oportunidade para os cidadãos discutirem sobre os planos do executivo da UE e expressarem as suas opiniões. No passado dia 10 de setembro, o gabinete do PE em Portugal conduziu um webinar para dar a conhecer os pontos de vista dos eurodeputados portugueses em relação ao SOTEU e para ouvir as respostas que darão às preocupações enunciadas pelos participantes. Não perca a oportunidade e assista à gravação deste webinar aqui.

Acompanhe também a jornada do SOTEU, no dia 16 de setembro, desde as 8:00 horas, na hora de Lisboa, com um programa repleto de atividades que será transmitido aqui em direto.

Após o SOTEU, não pode deixar de acompanhar o debate promovido pelo PE em Portugal e a Agência Lusa, que contará com a participação de Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, os analistas Susana Peralta e António Goucha Soares conversam sobre o discurso da Presidente da Comissão Europeia e sobre o debate com os eurodeputados.

A conversa é moderada por Luísa Meireles, Diretora de Informação da Lusa. O debate será transmitido na página de Facebook do PE em Portugal.