Buscar

Plano Digital de Educação


A comissão europeia disponibilizou a consulta pública sobre o Plano Digital de Educação e aponta esta iniciativa como uma oportunidade para os cidadãos ajudarem a contruir o futuro digital da educação na Europa.

O lançamento desta Consulta Pública irá permitir que os cidadão e organizações possam partilhar a suas ideias e propostas para a construção de uma educação mais digital e ajudar a Europa digital do futuro.

Pôr a transformação digital a trabalhar para a economia e para a sociedade é uma prioridade fundamental da Comissão Europeia, delineada na estratégia "Uma Europa apta para a era digital".

Neste cenário, a educação e a formação desempenham um papel fundamental para que se possam alcançar todos os objetivos e para que todos na Europa possam viver, trabalhar e prosperar na era digital.

O que a pandemia COVID-19 nos mostrou, perante o encerramento generalizado das organizações e instituições de ensino num esforço para conter a propagação do vírus, foi que as tecnologias digitais puderam garantir a mais de 100 milhões de alunos, educadores, pessoal de educação e formação na Europa e em todo o mundo a continuidade dos processos de aprendizagem, ensino e avaliação à distância, utilizando de forma massiva as tecnologias que tinham ao seu dispor.

Esta é a oportunidade de dar um pulo tecnológico e esta é a possibilidade que tem de exprimir a sua opinião.

Não deixe de participar na consulta que está disponível desde já em inglês e até 04 de setembro de 2020, a versão Portuguesa estará disponível a 9 de julho de 2020.

Esta consulta está disponível a alunos, educadores, pessoal de educação, pais/cuidadores/familiares dos alunos, bem como representantes de instituições de educação e formação, as organizações governamentais e não governamentais (internacionais, europeias, nacionais, regionais e locais), bem como aos representantes do sector público e da indústria. Aos menores de 18 anos, pedimos que respondam com o apoio de um progenitor/cuidador/membro da família adulta para os ajudar a refletir sobre a sua experiência.

· Poderá consultar aqui a proposta de Plano de Ação para a Educação Digital e aceda à Consulta Pública para dar a sua opinião.